O Super Síndico

2 de abril de 2019 /

O Super Síndico

Você sabia que são muitas as obrigações legais do síndico, descritas no Código Civil? E também que competências específicas são cada vez mais exigidas nessa profissão? A responsabilidade desse cargo é muito grande, pois a pessoa física do síndico fica diretamente ligada à pessoa jurídico do condomínio.

O síndico é o representante legal, responsável civil e criminal por aquele determinado espaço onde habitam muitos moradores diferentes.

No dia a dia as experiências e situações acabam forçando o desenvolvimento de habilidades, as vezes até além do que é apresentado em cursos, palestras e conteúdos da internet.

Em conversas e percepções com diversos moradores, chegamos a conclusão de um modelo ou currículo ideal que agrade a todos:

Um síndico tem que ser…

Simpático, firme, inteligente, capaz de resolver problemas de qualquer ordem, flexível, prestativo, proativo, discreto, forte, líder, amigo, compreensivo, imparcial. Tem que defender os interesses da maioria, fazer o que todos os moradores querem, agir dentro da lei, abrir exceções. Tem que ser psicólogo, rápido e ágil, professor, advogado, engenheiro, arquiteto, policial, juiz, detetive, discreto, confiável, transparente, compreensivo, dinâmico, moderno, conservador, administrador, íntegro, defensor, disponível, exigente, fiscal, organizado, pai/mãe, solidário, justo, justiceiro, apaziguador, xerife, onipresente, onipotente, onisciente, vidente, honesto e humano…

Com todas essas habilidades e competências juntas em uma única pessoa, teremos não apenas um síndico, mas sim um Super Síndico! E que condomínio não gostaria de ter um super síndico? Mas infelizmente, há um problema…ele não existe!

Devemos sempre lembrar que o ser atrás desse cargo tão importante, ainda é um ser humano, que deve sim, sempre buscar melhorar, se aperfeiçoar e se desenvolver tecnicamente e emocionalmente para que possa realizar um trabalho cada vez mais excelente, mas o síndico sempre será primeiramente um ser humano.


Se você gostou do assunto e gostaria saber mais sobre a vida condominial, leia mais no nosso blog. 


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

5  +  3  =