Tijolo a Vista

21 de junho de 2019 /

Tijolo a Vista

É um material a princípio pesado, volumoso, porém fácil de trabalhar e de baixo custo. Usado não somente em paredes externas e muros, o tijolo a vista é utilizado com muito estilo em ambientes internos. Ele já foi considerado ultrapassado, mas atualmente está com tudo, pois pode estar inserido em ambientes tradicionais, rústicos, mas também nos mais contemporâneos com sua beleza, textura e charme que são únicos.

Ele pode ter vários tipos de acabamento, tudo vai depender da decoração e da funcionalidade que se espera do revestimento. O acabamento natural é apenas impermeabilizado, mas é mantida a cor original sem pintura. Existe também a opção de pátina, onde o tijolo é pintado, lixado e depois impermeabilizado. A opção de demolição é quando retira-se o reboco da parede e deixa com o aspecto envelhecido. O tijolo pintado, comum, não é lixado depois da pintura, e essa pintura é feita por completo.

Alguns detalhes para a decoração: quando jogamos a iluminação no tijolo a vista ele forma um jogo de sombras em sua forma irregular, o que acaba transformando a parede em um painel decorativo. O importante é saber que esse tipo de revestimento dá muita personalidade ao ambiente onde estiver inserido. Esse revestimento combina bem com um piso de madeira e também com um porcelanato.

Tipos de rejuntamento para os tijolos a vista:

  • Junta cheia: nesse caso a argamassa fica nivelado com os tijolos, criando uma superfície plana.
  • Junta frisada: o rejunte (no caso, a argamassa) aparece, mas retira-se o excesso para criar uma profundidade entre as peças.
  • Junta seca: a argamassa não fica aparente, dando a impressão de que os tijolos foram apenas colocados um em cima do outro, apenas empilhados.

Existem algumas opções de materiais que imitam o tijolo aparente, porém deve-se tomar muito cuidado na utilização deles. São: placas de tijolos, papel de parede com desenhos de tijolos, tijolos plásticos, e algumas cerâmicas e porcelanatos que imitam tijolo.

Tijolo a vista dá um charme rústico aos ambientes.

Alguns exemplos de ambientes onde podem ser utilizados:

  • Na parede do corredor de circulação;
  • Na sala de jantar;
  • Paredes de destaque;
  • Etc.

Você pode aproveitar as paredes de tijolinho a vista para colocar seus quadros, objetos de arte e eles ganharão vida!

#Dicas

  • Com o restante da sala na cor branca, ela se torna a parede de destaque mesmo que você não queira colocar mais nenhum tipo de elemento.
  • Existem diversos adesivos que podem substituir os tijolos de verdade. Essa é uma opção rápida e limpa pra quem quer praticidade e estilo.



Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

4  +  4  =