Síndico profissional ou síndico morador?

24 de março de 2020 /

Síndico profissional ou síndico morador?

Já falamos em posts passados sobre ser síndico, como funciona o trabalho de um síndico e muitos outros posts sobre essa profissão. Porém o mercado de condomínios tem crescido muito a cada ano e com isso tem aumentado o número de pessoas que se capacitam para se tornarem síndicos profissionais. Em contrapartida há também um número muito grande de condomínios que elegem síndico morador ou como alguns denominam, síndico orgânico.

Administrar um condomínio se tornou uma atividade complexa e tem exigido cada vez mais habilidades e conhecimentos. E como para qualquer atividade, necessita de estudo e dedicação. O que faz com que algumas pessoas optem por se especializar nesse ramo.

Falando sobre complexidade, o trabalho de síndico é um cargo que vai além das habilidades técnicas e também tem requerido habilidades emocionais. Sendo assim, com o aumento das exigências dos moradores e legislações, hoje em dia a função do síndico agrega muitas outras atividades além das descritas no código civil e para dar conta de tudo isso é preciso ser um verdadeiro gestor.

O fato é que no momento da eleição essas opções podem gerar dúvidas nos moradores com relação a escolha do síndico ideal para o seu condomínio e acabam não sabendo ao certo se é melhor eleger um morador ou contratar uma pessoa para tal. O que é normal ainda gerar dúvidas, pois por muito tempo o síndico era visto como uma pessoa responsável por solucionar problemas entre vizinhos e acompanhar atividades no condomínio. Então essa figura se estabeleceu nesses padrões.

Independente da escolha ser entre um profissional ou orgânico o que o condomínio deve avaliar é a capacidade de gestão e atendimento das necessidades do condomínio, com transparência, honestidade, clareza e coerência. E é muito importante que o Conselho e os moradores acompanhem o trabalho do síndico após a eleição para se certificarem de que o condomínio está em boas mãos.


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”


Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

2  +  6  =