Importância de Procedimentos em um Condomínio

15 de março de 2019 /

Importância de Procedimentos em um Condomínio

Já falamos a respeito de responsabilidades de proprietários e inquilinos, se você perdeu clique aqui e veja quais são as leis que te asseguram disso.
Muito se fala sobre a importância de procedimentos em empresas, pouco se fala sobre essa prática em condomínios. Procedimento significa: modo de agir, maneira, conduta, comportamento. Serve para que um processo seja executado de maneira correta.

Procedimento serve para nos direcionar a maneira de agir em determinada situação específica e nada mais é do que a padronização de um processo para que este seja executado com sucesso.

Por exemplo: Procedimentos de Segurança orientam a como ter ações a fim de evitar assaltos, invasões e acidentes. Procedimentos de portaria nos norteiam sobre como é realizado o trabalho naquele local e como podemos usufruir de forma que todos os moradores sejam atendidos.

Como falado no início, pouco se dissemina essa cultura em condomínios, mas a aplicação de procedimentos para as operações em um prédio nos ajuda a ter o melhor de cada serviço, pois é possível enxergar o que se pratica e o que pode ser melhor. Com base em procedimentos descritos é possível medir o nível de serviço entregue e assim cobrar melhorias ou saber se está sendo bem feito.

Quando a cultura de procedimentos é implantada, o condomínio se torna mais organizado e diversos conflitos são solucionados ou evitados, pois tanto morador quando prestador de serviços entendem seu papel e responsabilidade em diversas situações.

Estudo de caso – O Condomínio Xpto tem 300 unidades e um Salão de Festas localizado no centro do condomínio. Muitas pessoas querem reservar o espaço, todos os finais de semana ocorrem festas.

Sendo assim há um grande volume de festas, muitos convidados acabam frequentando o condomínio, – podemos definir aqui um procedimento de segurança para liberação e entrada de convidados.

Com o volume de solicitações de reserva é necessário que as reservas sejam organizadas, – podemos definir e implantar um procedimento de reservas visando agilidade e confidencialidade para os moradores interessados.

Devido à grande utilização, algumas coisas se desgastam e quebram, – neste caso cabe um procedimento de manutenção e outro de verificação antes e depois de cada festa.

Consegue perceber que o simples ato de reservar o Salão de Festas e realizar uma festa pode ter vários impactos negativos para o condomínio caso cada procedimento não esteja descrito e claro?

A princípio a implantação de procedimentos em um condomínio pode parecer burocrática e desnecessária, mas quando se torna um habito os benefícios na preservação dos demais moradores e patrimônio se torna sustentável.

Defendo que um condomínio organizado e que funciona bem está amparado em procedimentos claros e objetivos. Com isso as coisas acontecem e fluem melhor e com mais segurança.


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  33  =  37