Importância da cota condominial

Importância da cota condominial

Uma das primeiras coisas que queremos saber quando vamos morar em um condomínio é o valor da cota condominial. Cota condominial é o valor de contribuição mensal que cada unidade paga para garantir a manutenção do prédio e todo o custeio administrativo.

A cobrança da cota é prevista por lei pelo Código Civil, art. 1.336, a mesma pode ser cobrada das seguintes formas: fração ideal ou uma divisão igualitária pelo número de unidades.

Como falamos, esta arrecadação é utilizada para despesas do próprio condomínio e sem ela o condominial não tem condições de oferecer uma estrutura adequada aos seus moradores, você sabia que em um condomínio que possui empresa terceirizada de portaria e limpeza, geralmente a maior parte deste valor é utilizada para pagamento de funcionários?

Além dos funcionários existem muitas outras despesas fixas que um condomínio tem o compromisso de pagar mensalmente, como: contrato de manutenção de elevadores, água, luz, gás, manutenção de áreas de lazer, jardinagem, produtos de limpeza, seguro do edifício, entre outras manutenções necessárias.

A contribuição condominial de cada unidade é extrema importância para que o condomínio se mantenha em ordem e funcionamento. Sabemos que todos estão sujeitos a passar por problemas financeiros. Mas o essencial é que cada um, tenha consciência e procure honrar com o pagamento da sua parte no seu condomínio.

Em caso de necessidade o condômino pode procurar o síndico ou administradora do seu condomínio para realizar um acordo de pagamento, isso ajuda na programação financeira e o condomínio pode ter tranquilidade financeira evitando possíveis rateios extras onde os demais também são afetados.

Também é importante que os moradores acompanhem a prestação de contas mensal, realizada pelo síndico e administradora através de pastas onde constam todas as contas pagas e transações realizadas. O síndico é obrigado a prestar contas sobre o gasto de todo dinheiro arrecadado. Afinal o dinheiro pago em nosso condomínio é muito precioso!


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”