Estilos na Decoração – Provençal

22 de março de 2019 /

Estilos na Decoração – Provençal

Esse estilo remete a vida rural dos franceses nas casas rústicas que ficam entre os campos de lavanda. Ele mistura um pouco do estilo romântico com o estilo rústico trazendo as sensações do campo para ambientes tranquilos e aconchegantes. Uma decoração perfeita para pequenos ambientes e também para quem quer economizar com a execução, pois trabalha, por exemplo, com madeira de demolição, que está em alta atualmente e pode ser encontrada em pontas de estoque com preços muito acessíveis. Além disso, é possível transformar móveis e objetos decorativos antigos em novos sem perder seu charme e essência.

Se você perdeu algum post sobre os estilos de decoração, clique aqui e fique por dentro de tudo.

Na arquitetura, podemos ver as vigas de madeira aparentes em tons escuros, combinando com os móveis em tons de bege, amarelo, lavanda e verde claro.
Tecidos florais e estampados em tons suaves também fazem parte do estilo provençal na decoração.

No reaproveitamento do mobiliário é muito utilizada a aplicação da pátina, em branco “desgastado” que remete ao estilo de vida simples da frança onde as famílias se adaptavam a decoração da moda com recursos, materiais e técnicas que tinham em mãos, imitando, assim, as casas da corte e deixando os móveis, mesmo com pouca qualidade e diferentes tipos de madeiras, charmosos.

Além do mobiliário, alguns revestimentos tem esse aspecto envelhecido, como paredes de pedras ásperas ou manchadas, materiais naturais como o madeiramento do telhado, tijolos desgastados com pintura de pátina ou ao natural. Desenhos de cenas rurais, pisos claros de madeira ou terracota (material constituído por argila cozida no forno que é utilizada em cerâmica e construção à sua cor natural, um laranja acastanhado) entre outros.

Nos detalhes são utilizados objetos decorativos como castiçais de ferro, cestas de arame, lustres, pregadores, espelhos, prateleiras, entre outras peças que lembram a vida simples no campo. Esses objetos e móveis deixam qualquer ambiente encantador, aconchegante e elegante. E além de tudo, o Provençal pode ser misturado com um estilo mais moderno.

Esse estilo é conhecido também como French Country Style (Estilo Francês Campestre) e tem como base a rusticidade aliada ao conforto e acolhimento. É um estilo meigo, por trabalhar com cores em tons pastéis como verde claro, lilás, azul, etc. Folhagens em vasos rústicos e a natureza floral que parece liberar um cheiro, um frescor, também combinam muito bem com a decoração provençal, trazendo ainda mais do campo para dentro da casa. Outro “truque” é utilizar móveis, objetos de antiquários e peças de grande valor sentimental.


Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

3  +  2  =