Estilos na Decoração – HandMade

7 de maio de 2019 /

Estilos na Decoração – HandMade

Para concluirmos a primeira parte da trilha de Estilos de Decorações, apresentamos o Handmade.

Com um design atemporal, a tendência da decoração handmande tem crescido cada vez mais. E o que significa handmade? Feito à mão, um trabalho artesanal feito muitas vezes pelo próprio morador. Um resgate do processo manual que foi deixado de lado com a tecnologia. Preservar o que é feito sem ajuda de grandes tecnologias no processo de produção e valorizar dons.

Como alguns outros estilos, o handmade é muito forte também na moda. E na decoração se adaptam técnicas que já existem e caem no gosto dos arquitetos, decoradores e moradores. Além disso, tem sido muito utilizada na decoração de eventos – desde pequenas festas de aniversário (o famoso “bolinho”) até festas de casamento e decoração da cerimônia, seja ela na igreja, no sítio ou em algum buffet.

Nesse estilo é importante o uso da criatividade para transformar peças como banquinhos de madeira, almofadas antigas ou sofás em elementos essenciais na decoração, exclusivos e personalizados. Atualmente o handmade tem buscado matéria prima reciclada e mais natural para dar esse toque artesanal e sustentável, feito à mão. A originalidade e a beleza dessas técnicas agregam valor às peças e consequentemente ao ambiente com ela decorado.

Retalhos de tecidos de roupas que não serão mais utilizadas podem se tornar uma linda poltrona ou uma cadeira bem confortável, única, exclusiva e personalizada na sala de casa ou na varanda. O crochê pode revestir banquinhos de madeira, cadeiras, almofadas. Pode-se fazer mantas para sofás e camas, quadros, luminárias, tapetes, pufes e diversas outras coisas.

Garrafas de vidro tornam-se vasos, luminárias, porta canetas, entre outras coisas ou até mesmo uma simples garrafa decorada ao gosto de quem irá habitar a casa ou participar da festa. Até um prato quebrado pode virar decoração! É só quebrar mais em pedacinhos e transformá-lo em um lindo mosaico num quadro ou no tampo daquela mesa antiga de madeira que precisava ser restaurada, que pode virar até um aparador.

O papel é outro material que pode ser utilizado de muitas formas na decoração, também para fazer luminária, quadros, cestos pequenos e grandes, com várias técnicas que podem ser feitas em casa tranquilamente. Esses e outros materiais podem ser reciclados, basta usar a criatividade e inspiração.

Para aplicar o estilo de decoração handmade basta aplicar itens artesanais que muitas vezes se tem em casa. É só tirar de dentro do armário e incorporar na decoração. E assim se consegue um ambiente totalmente personalizado e aconchegante com toques especiais, e peças exclusivas. Um pouco de artesanato dentro de casa é sempre bem vindo!


Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter.


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

6  +  4  =