Estilos na Decoração – Estilo Retrô

7 de março de 2019 /

Estilos na Decoração – Estilo Retrô

O Retrô, diferente do Vintage, é uma releitura atual, uma retrospectiva de características antigas, usadas no passado e aplicadas na linguagem gráfica, em produtos, ambientes, etc. Ela tem sempre seu charme e ultimamente vem ganhando mais espaço e conquistando ainda mais fãs. Ele pode ser um jeito de sempre tem em casa aquele móvel que fez parte da vida em alguma época especial.

Resumindo: O objeto foi lançado agora, mas tem características do passado: Retrô! Aquele objeto herdado da vovó e agora será utilizado para decorar sua casa: Vintage!

Mas, quais objetos posso utilizar para montar um ambiente retrô?
Pode ser um tapete, uma almofada, uma cortina, um armário, um sofá, enfim, qualquer peça pode ser utilizada, basta pensar na composição do ambiente como um todo.

Na cozinha, a peça chave desse estilo é a geladeira no modelo retrô, geralmente na cor vermelha ou amarela. Essa peça juntamente com outros eletrodomésticos coloridos, em tons vibrantes, vai deixar o ambiente mais divertido.


Na decoração da sala podemos contar com apenas um móvel, como uma mesa de centro ou um aparador para deixar o ambiente um sucesso. Para destacar esses móveis podemos trabalhar com tons mais neutros e essas peças em tons mais vibrantes, como por exemplo, as cores quentes.

Nos dormitórios, uma opção é utilizar um papel de parede com as estampas do passado. Ou até mesmo uma cama com características antigas e o restante do ambiente mais moderno. Como toda proposta de decoração, tudo vai depender muito do gosto e das necessidades do cliente.

O banheiro pode ser um local inusitado ao se trabalhar com uma bancada ou até mesmo um armário em madeira com características do passado, utilizando o azul claro, por exemplo, e colocando a pia em cima ou até mesmo sobreposta. As palavras chaves são criatividade e ousadia.

Esse estilo pode ser combinado, por exemplo, com um estilo mais moderno, contemporâneo. O charme e a simplicidade dessa mistura resultam num ambiente harmonioso e equilibrado. Como todo projeto, tudo depende das necessidades e vontades dos donos da casa para decorá-la.

Outro objeto que está voltando com tudo é a vitrola, que voltou a ser fabricada atualmente. O mundo da música está novamente lançando seus artistas com esse tipo de material: o disco de vinil, então a vitrola não é apenas decorativa, mas sim um objeto muito útil pra quem gosta de uma boa música. Mas, além do disco, essa vitrola retro também tem entrada USB! Um objeto tipicamente Retrô.

Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração, acesse nosso blog e para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  89  =  92