Estilo Oriental

15 de agosto de 2019 /

Estilo Oriental

Muitas pessoas, na hora de decorar a casa, pensam em utilizar decorações que lembrem algum momento vivido, algum lugar específico, e acabam optando por ambientes temáticos, passando muitas vezes por grandes reformas, como falamos no último texto.

No post de hoje vamos falar um pouquinho sobre esses temas, onde o cliente deixa a casa com cara de cenário!

Com influência de Japão e China, a decoração oriental tem sido bastante escolhida atualmente em residências, hotéis, bares, restaurantes, etc. Os ambientes, apesar da cor vermelha, geralmente dão a sensação de tranquilidade e relaxamento. Busca-se o equilíbrio em cada detalhe, em cada elemento e textura, mas sem exageros, mantendo o essencial.

As cores mais utilizadas nesse estilo são o branco, preto e o vermelho que podem ser combinados de diversas formas, também com outras cores, em ambientes que vão desde os mais clássicos até os mais contemporâneos. Esse tipo de decoração temática pode ser combinado com outros estilos, como Oriental + Moderno, ou Oriental + Contemporâneo, etc…
Mistura-se assim as características de um e outro de acordo com as necessidades e desejos de cada cliente para cada ambiente da casa ou espaços comerciais como lojas, escritórios, e outros.

Alguns elementos como luminárias pendentes com cúpula redonda, vasos de porcelana, tecidos coloridos nas poltronas e sofás, folhagens em vasos, almofadas tipo futon ou com tecido fino, tapetes, persianas e painéis de fibra, madeira ou bambu, além de estampas de dragões coloridos são muito utilizados na decoração temática oriental.

Nos móveis, as camas baixas e futons são geralmente utilizadas nesse estilo. Os tatames e banquinhos, também baixinhos, ao nível do chão, para as refeições tradicionais são uma boa pedida. Também usa-se muito o mobiliário em madeira escura, linhas retas e com poucos detalhes.

Na Indonésia e Tailândia, o estilo tem o mesmo princípio de cores, porém um pouco mais rústico, utilizando palha e ratan com madeiras naturais. Elegância e características sutis e delicadas são um diferencial no estilo de design tailandês. Já na Indonésia, podemos verificar um estilo mais nativo, colonial, com madeiras nobres, elegantes para interiores e exteriores e não só as madeiras, mas também acessórios e objetos de decoração.

Esse estilo também pode ser aplicado no jardim, pois é um dos estilos mais incríveis para este fim. Pode ser artificial ou natural desde que cada elemento esteja em harmonia, pois o foco desse jardim está em mais de um elemento, então não deve haver confrontos visuais. Deve ser um lugar para relaxar e meditar tanto de dia quanto a noite, portanto também devemos contar com um bom projeto de iluminação.

A regra de ouro nesse estilo de decoração é simples e direta, como a cultura oriental: evite exageros!


Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  66  =  69