Escada Caracol

8 de julho de 2019 /

Escada Caracol

Geralmente quando pensamos em escada caracol pensamos naquelas escadas minúsculas, desconfortáveis, inseguras, de ferro, enferrujadas, que nos levam a um lugar escuro e sujo. Mas nem toda escada caracol é assim!

Além de seu uso ter sido um pouco distorcido por causa da facilidade de comprá-las prontas e pela economia de espaço que elas proporcionam, esses objetos não continham as dimensões mínimas para o usuário se movimentar adequadamente. Não só a escada caracol, mas qualquer tipo de escada, se mal dimensionada no projeto, causa desconforto.

Para a escada caracol existem diversos modelos para serem construídos: com design simples, moderno, ou sofisticado; de diversos materiais como madeira, pedra, concreto, etc. Essa escolha vai de acordo com o gosto e necessidade do morador ou usuário do ambiente. É possível misturar os materiais para que a escada não fique monótona. A escada em madeira,
por exemplo, com o corrimão em aço escovado, mistura o clássico com o moderno. Se a intenção for dar destaque à escada caracol, ela pode ser pintada com uma cor de destaque, com o corrimão da mesma cor ou de outra ou até mesmo de outro material, como citado acima. Para uma aparência mais sofisticada, é possível utilizar materiais em tons de branco ou preto e caprichar no corrimão.

A escada caracol realmente economiza espaço, mas deve ter um diâmetro mínimo de 1,20m para um local onde seja utilizada esporadicamente e sem a necessidade de transportar volumes, apenas com uma pessoa subindo ou descendo de cada vez. A escada deve sempre ter 0,10m a menos do que o vão da laje onde será instalada, para que se tenha um espaço para passar a mão pelo corrimão sem prendê-la.

Além da funcionalidade da escada caracol, ela pode ser colocada em um ambiente como uma escultura, um objeto decorativo, uma obra de arte. Esse elemento pode ser colocado em seu projeto com elegância e sofisticação e não precisa ter aquela aparência rústica de concreto ou ferrugem, você pode adequá-la a outros estilos de decoração, como demonstramos em nosso e-book . Pense sempre em quem irá utilizar essa escada. Uma pessoa de idade avançada ou com mobilidade reduzida provavelmente terá mais dificuldade para subir e descer esse tipo de escada.

Abaixo dessa escada – entre outras coisas que a necessidade e funcionalidade possam inspirar em seu projeto – é possível criar um jardim, e explorar uma iluminação que venha de baixo para cima para criar um efeito interessante na escada caracol.


Se você gostou desse post e ficou interessado em receber mais dicas sobre decoração, assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

53  +    =  58