Decoração Temática – Estilo Náutico

12 de setembro de 2019 /

Decoração Temática – Estilo Náutico

Hoje continuamos com a nossa trilha de estilos de decoração. Você já ouviu falar em decoração náutica? Se não conhece de nome, com certeza já viu em alguma ocasião, seja numa casa de praia ou em um quartinho de bebê! Um estilo de decoração também chamado de navy, é a inspiração marítima ao criar um ambiente que se torna aconchegante e descontraído com clima de férias e descanso.

Mas apesar dessa referência marítima, engana-se quem pensa que esse estilo é apenas para as casas de praia. Ao contrário, o estilo já se dissipou por grandes cidades e esferas sociais, começando pela moda.

A decoração náutica ou navy tem uma predominância das cores vermelho, azul marinho e branco ou bege nas texturas. As listras não muito comuns nas colchas, almofadas e outros elementos e objetos de decoração. Ela é uma decoração versátil e permite ser utilizada em qualquer ambiente da casa, desde o lavabo até o jardim pois é possível misturar a vida que tem no mar com detalhes rústicos e elegantes.

É possível fazer uma decoração nesse estilo de uma forma versátil, que pode ser facilmente retirada ou trocada, quando o verão passar
por exemplo. Para isso é preciso focar nos acessórios como mantas de sofá, almofadas, quadros, roupa de cama com motivos náuticos já citados anteriormente. A decoração no estilo náutico pode ser disfarçada, ou seja, utilizando as cores, texturas e estampas. Ou então mais explícita, utilizando desenhos como nó de marinheiro, âncoras, barcos, bússolas, faróis, conchas, estrelas do mar, etc.

Uma bela dica é misturar a decoração navy com objetos clássicos para deixar o ambiente ainda mais sofisticado, afinal, o mar é elegante e merece ser homenageado! É possível também fazer releituras do estilo com materiais mais urbanos como o concreto e até a madeira, formando um contraste entre o náutico e o urbano.

Se você gosta do estilo, mas quer incorporar com a decoração já existente da casa ou agregar com o gosto de outros moradores da casa, é possível fazendo misturas de estilos.

Exemplo: no quarto pode-se colocar o náutico no edredom ou na colcha. Na cozinha utilizar detalhes nas louças. Nos banheiros, listras nos tapetes. Na sala as almofadas, e assim por diante. Sempre usando a criatividade e cuidado para não poluir o visual do ambiente ao misturar.

A decoração náutica é simples e sem segredos, mas como qualquer outro estilo, a composição exige bom senso. O ambiente deve gerar um apelo visual interessante e devem estar em perfeita harmonia.


Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter


Natalia Ribas

Designer de Interiores, formada pelo SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.

É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.

“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

7  +    =  10