Condomínios tóxicos

18 de fevereiro de 2020 /

Condomínios tóxicos

Em textos anteriores já abordamos sobre a maior segurança que é morar em condomínio. Mas hoje eu gostaria de abordar um ângulo que tem chamado a atenção das pessoas que trabalham na área de condomínio, a redução de ambientes saudáveis para que o síndico possa trabalhar e exercer sua função.

Tem sido cada vez mais constante as notícias veiculadas na mídia sobre agressões e até morte de funcionários como porteiros, zeladores e síndicos! E isso tem deixado os síndicos preocupados. Já que o trabalho em si já é muito complexo e difícil, fica ainda mais pesado temer por integridade e segurança pessoal e até mesmo sua vida enquanto se está exercendo o seu dever.

Sabemos que o mundo está cada vez mais violento e cabe a reflexão se o que queremos é deixar essa violência entrar em nossas casas, uma vez que o condomínio é uma extensão do nosso lar. E cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para que a paz e harmonia seja preservada. Cada morador pode adotar uma postura mais pacífica no momento de tratar assuntos ou resolver problemas e em casos mais difíceis é possível contar com o apoio e trabalho da justiça. E está longe de ser na violência o melhor caminho para resolver qualquer questão.

E há também que se considerar o crescimento de ambientes tóxicos onde as pessoas adotam posturas e atitudes capazes de adoecer qualquer ser humano e acabam direcionando todo esse comportamento, resultado de seus problemas e suas insatisfações pessoais nos síndicos.  

Infelizmente podemos perceber que está se tornando comum deixar de lado valores e conceitos que contribuem demais para um ambiente saudável tanto físico quanto emocional, cada vez mais vemos pessoas sem empatia que não se importam com sentimentos alheios e com isso a abertura para tantos sentimentos e ações ruins.

Em contato com vários colegas de profissão, percebemos o quão complicado está sendo ter o trabalho respeitado e conseguir dar continuidade a trabalhos, planejamentos e gestões tão sérias e bacanas. E o pior, a massa condominial, muitas vezes não percebe o quanto perde, pois a primeira coisa prejudicada é a qualidade de trabalho do síndico.

De qualquer maneira nada adiantarão as palavras se cada um não olhar para si mesmo e mudar o que depende de si próprio para que as coisas sejam diferentes, está faltando protagonismo, mudança de atitude. A abordagem desses assuntos e conscientização ainda é uma forma eficaz de tentar combater ações negativas e evitar mais noticias ruins como temos visto.  


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  9  =  16