Brigada de incêndio em condomínio

4 de setembro de 2019 /

Brigada de incêndio em condomínio

Depois de abordarmos sobre a importância de participar do Corpo diretivo em condomínios, é importante falarmos também sobre a brigada de incêndio.

De acordo com o Decreto Estadual nº 56.819 de 10 de Março de 2011 (de São Paulo), os condomínios devem obrigatoriamente ter constituída uma Brigada de Incêndio. Para isso, o síndico conta com a disposição e participação dos moradores. Mas infelizmente a adesão dos condôminos é muito baixa.

Embora seja obrigatório, sabemos que nossa cultura ainda é reativa, constantemente vemos notícias de acidentes que poderiam ser evitados por simples prevenção ou com algum conhecimento a respeito e vidas não seriam perdidas.

Em um local de concentração de muitas pessoas onde pode haver um incêndio ou emergência a qualquer momento, quanto mais pessoas souberem o que fazer, melhor. Você já parou pra pensar que sua máquina de lavar pode pegar fogo? Ou que por um descuido, uma panela no fogão pode iniciar um incêndio? E não só na sua unidade! Mas em qualquer unidade vizinha a sua!

O treinamento é simples e rápido, leva apenas algumas horas e o conhecimento adquirido em um treinamento desses vai além dos muros do condomínio, podendo ajudar a salvar vidas. Precisamos ser mais protagonistas e entender que não estamos livres de nos deparar ou vivenciar uma situação ruim.

Mesmo com toda tentativa de conscientização do síndico e corpo diretivo, este é o tipo de coisa que os moradores precisam entender por si só, cada um precisa entender sua responsabilidade e perceber que certas coisas não podem ser terceirizadas.

Quando a participação é baixíssima, o condomínio todo acaba perdendo em prevenção. Participar da brigada do seu condomínio não é um favor ao síndico. Que possamos ser mais proativos enquanto moradores, pois não é o síndico que faz o condomínio e sim cada um de nós. Se você entendeu a importância, se informe no seu condomínio quando será o próximo treinamento e participe!


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

15  +    =  25