Atualizações da quarentena em condomínios – Covid19

11 de agosto de 2020 /

Atualizações da quarentena em condomínios – Covid19

Em São Paulo, estamos caminhando rumo ao 5° mês de quarentena decretada pelo governo do Estado. E embora já estejam havendo algumas flexibilizações, tanto pelo estado quanto em alguns condomínios, percebemos que a grande maioria já está ficando sem paciência.

Sem querer entrar no mérito da prevenção da disseminação do vírus, pois sabemos que isso é a melhor forma de evitar novas contaminações. Queremos apenas ressaltar que o dia a dia das pessoas sem poder realizar suas atividades normalmente tem sido algo incômodo e que tem trazido insatisfação e até alguns conflitos.

Em conversas com outros síndicos, muitos colegas também tem relatado a percepção de perda de paciência e muito cansaço. Pois o que inicialmente era uma situação que poderia levar o ser humano a refletir suas ações e se tornar uma pessoa melhor e consequentemente um condomínio melhor, na prática não tem demonstrado verdadeiramente essa melhora.

O que estamos percebendo como síndicos é que aqueles moradores que sempre cuidaram e se preocuparam em seguir as regras, contribuir para o bem comum do condomínio e ser aquele morador que todo condomínio deseja, continua sendo essa pessoa mesmo na quarentena. Já aquele morador que agia de forma oposta, infringindo regras, causando incômodo, desrespeitando os outros e “causando” também continua com o mesmo comportamento!

Porém, neste momento ímpar, que exige do síndico novas medidas a cada dia para acompanhar as atualizações necessárias, somada ao fato do aumento de reclamações e problemas pelo aumento de moradores presentes no condomínio por maior tempo, tem levado muitos a exaustão.

Independente de todos esses fatores, nós síndicos, continuamos firmes e fortes na tarefa de conduzir a comunidade condominial da melhor forma possível e tentando conciliar atualizações, flexibilizações, expectativas, cuidados e prevenção para que possamos passar por tudo isso e ao final ainda entregar um condomínio bem gerido.

Infelizmente não sabemos quando tudo isso terá um fim, mas não podemos desistir, temos que continuar a luta e fazer tudo que está ao nosso alcance e fazendo no mundo a diferença que só cabe a cada um de nós fazer!


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  63  =  73