Deveres x Direitos No Seu Condomínio – Parte I

22 de janeiro de 2019 /

Deveres x Direitos No Seu Condomínio  – Parte I

Morar em condomínio é muito bom. Não estamos sozinhos, nos sentimos mais seguros, temos opções de lazer mais acessíveis, entre muitas outras coisas. Porém em alguns momentos enfrentamos algumas dificuldades justamente pelos mesmos motivos que poderiam tornar a nossa vida mais feliz.

Provavelmente você já ouviu a seguinte frase: “O seu direito acaba onde começa o dos outros”. Isso é uma grande verdade e algo importante a se refletir, pois com o término do seu direito se iniciam os seus deveres e só assim será possível o início dos direitos do outro.

Quando não conseguimos entender, ou decidimos ignorar que nosso direito acabou e é momento de iniciar o cumprimento do dever, estamos tirando de outra pessoa a garantia de direito e com isso a vida condominial começa a enfrentar dificuldades.

A partir daí começam a surgir as reclamações e conflitos entre vizinhos e a conivência que poderia ser harmoniosa pode se tornar um pesadelo, resultando aplicações de advertências, multas e até brigas.

Para uma vida condominial pacífica, feliz e tranquila é importante estar atento às normas e regras que regem o ambiente, as principais são: Convenção, Regimento Interno e Código Civil.

Nestes documentos estão descritos o que é permitido ou não para que todos possam ter seu direito resguardado e seja possível levar uma vida mais tranquila e equilibrada. Por isso estes documentos são fundamentais para a convivência em uma comunidade em que existam pessoas de diversas culturas e costumes.

Se você mora ou pretende morar em um condomínio, procure conhecer e respeitar as regras de convivência, desta forma o relacionamento com os vizinhos será muito mais leve e melhor!

Se já é morador, mas sente falta de uma organização mais profissional em seu condomínio, fale conosco. Ficaremos felizes em te ajudar.


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  56  =  59